The Money Pit – O Poço Misterioso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Na ilha chamada Oak Island em 1975 algumas pessoas da região viram luzes verdes ao redor dela, e quando foram verificar encontraram um buraco bem grande e estranho, e decidiram ficar ali cavando para ver o que tinha no fundo.

Escavação

Eles descobriram que a cada 3 metros havia uma barreira de troncos de carvalho (oak), e isso foi dificultando muito as escavações que foram sendo financiadas por homens importantes, até o roosevelt. E ele chegaram  a achar fibra de côco no local, detalhe, não existem côcos no Canadá.

Código achada

Depois de algumas camadas cavadas foi achado uma tabuleta que nem essa acima, com esse código ou língua totalmente nova. Mas depois de outras escavações se percebeu que era impossível cavar mais porque o poço enchia sempre de água, que na verdade ele era um sistema hidráulico sofisticado. Conseguiram cavar apenas até 300 metros, e algumas pessoas morreram no processo, fazendo as pessoas se questionarem se valia  a pena continuar.

Chegaram a jogar tinta vermelha no poço para ver se essa água vinha de algum lugar, e adivinhe só, ela vinha de 3 lugares.

 É chamado de Poço do dinheiro, pois se acreditar ter tesouros de perdidos de alguns reinos, e alguns acreditar até conter a arca da aliança, o que é um pouco improvável ao meu ver.

Depois de algum tempo alguém conseguiu fazer um tradução da tabuleta, mas entendendo como se fosse uma língua e deu esse resultado:

Mas a segunda tradução feita por Keith Ranville parece mais convincente apesar de deixar mais complexa a caça ao tesouro misterioso, se é que há um.

Segunda Tradução

Agora é entendido que uma pedra em forma de triângulo achada na ilha junto com a nova tradução leva a acreditar que na verdade as pessoas que esconderam algo usaram o poço como forma de marca para início da busca, e que na verdade o tesouro estaria em outra ilha, Birch Island.

Birch Island

A própria ilha tem um formato de triângulo nela, mas infelizmente ninguém conseguiu desvendar o mistério todo, se é que se está no caminho certo.

Mas fica o mistério, e muito mais importante do que um tesouro hipotético, é como eles conseguiram tecnologia para criar um sistema hidráulico que impossibilita a escavação, pois com certeza não é apenas um poço de água, se for isso explicaria estranha árvore bem na ponta do poço, e talvez as camadas de carvalho serveriam de filtro da água do mar, mas ninguém nunca falou isso pelo o que parece.

Keith Ranville, o tradutor, sugeri que tudo isso teria  a ver com um templo maia, um plano para construí-lo, o que acho difícil de acreditar.

 Fiquemos a espera de mais respostas com o tempo.

4 Comments

  1. Pô mako, rola umas coisas interessantes no seu blog mas esse tipo de coisa como esse post é história de contar pra criancinha. Primeiro, o buraco mais profundo que o homem cavou em terra e em mar têm 12km de profundidade. Aonde existe muita pressão, calor e outras dificuldades extremas que uma lida de 5 minutos de geologia faria qualquer um perceber que a tecnologia existente cavaria, tranquilamente, o poço citado, ainda mais com o apoio do Roosevelt, como o texto, sem fonte alguma, diz. Mas além disso, quem é Keith Ranville? Onde ele se formou? Que pesquisas acadêmicas ele fez? Quantas pulicações ele tem em revistas científicas? Qual sua credibilidade como linguista, ou qualquer outra ciencia que ele se encarrega de fazer? Jogar agua vermelha no poço? Que método é esse? Quando isso foi feito, e por quem? Uma pesquisa de 15 minutos por nomes, noticias ou qualquer informação de fontes confiaveis nos faz perceber que todas essas historias de conspirações e mistérios não passam de historias feitas por pessoas que gostam de se achar donas de um conhecimento único e exclusivo, e a partir daí começam o lucro, pedindo doações para seus projetos sem bases cientificas, apenas um neo-misticismo, quase como um pastor de igreja. Imagine quanto dinheiro não gera o canal History Channel e sua programação de ufologia, arquelologia e criptozoologia. Pare para pesquisar o nome das pessoas que dão os depoimentos, onde elas trabalham, o que elas estudam e publicam, e verá que tudo não passa de palhaçada. Nao leve essa crítica a mal, é que eu sei que você tem temas muito mais importantes e relevantes para a sociedade e para o mundo do que historinhas. Destrua dogmas, isso é algo notavel e importante, não pseudo-ciencia sensacionalista. Abraço.

    • Acho que o importante não é nem toda a história por trás de tesouros que como falei é coisa inventada, é algo que se espera, mas a estrutura é o que quis ressaltar, o do por quê existir algo tão estranho num lugar remoto assim.

      E claro, há sim todo essa mecânica de lucro com mistérios inventados, mas não deixa de nos fazer pensar um pouco sobre também.

      E tales, crítica aceita e digerida.

      valeu
      abraços.

  2. Mako,
    Independente de ser verdade ou não (não é porque faz sentido que é verdade… se bem q, como o brother ai de cima ressaltou, essa aqui, perdoe o trocadilho, tem uns buracos complicados), acho que aqui tem umas histórias e idéias bem interessantes, e acho que elas cabem muito bem dentro de roteiros… tem usado elas para isso? Tenho certeza q ia sair coisa boa dai.
    inté

  3. Se a história naum for hoax e esse pit realmente existir e tudo isso foi feito nele, então no mínimo ele já gerou credibilidade suficiente pra um punhado de pessoas ao longo de séculos gastarem suas fortunas tentando descobrir oq tem lá no fundo.

    Eu tb estranhei essa dificuldade toda de escavar o buraco só por causa da água. Na hora pensei nas plataformas marítimas de petróleo. Pra evitar afogamento, basta usar equipamento de mergulho… Muito estranho.

    A tinta vermelha era pra tentar encontrar de onde a água vinha, e deu certo. É impressionante alguém usar a ilha toda pra fazer esse pit.

    Mas oq eu estranho mesmo é a falta de uma forma fácil de acessar o fundo. Quando alguém cria um cofre, ela visa dificultar q outros abram, mas tb cria uma forma fácil pro dono abrir. Naum tem cabimento criar um cofre q nem o criador consiga mais abrir, o tesouro vai ficar preso pra sempre! Com certeza alguém com a engenhosidade pra criar isso naum cometeria esse erro.

    Por isso eu acredito q naum tem nada a ver com tesouro escondido ou coisa do tipo. Deve ser só um poço q filtra a água salgada. Deu um baita trabalho pra construir, mas uma vez feito a ilha passou a ter uma bela fonte de água potável. Nunca foi feito visando ser cavado de volta.

    Aí fica os curiosos pensando q tem tesouro escondido, tentando cavar e tirar todos os filtros pensando q são obstáculos… e destruindo um poço tão bem feito.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Facebook
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×