0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

zeigeist1

Sinópse do Movimento ZEITGEIST:

A mudança social só pode se concretizar se duas circunstâncias se encontrarem. Uma, o sistema de valores humanos, que consiste de nossos entendimentos e crenças, tem que se atualizar e mudar através da educação e atenta instrospecção. Dois, o ambiente deve ser mudado para suportar a nova visão do mundo. A interação entre as pessoas do sistema de valor e seu ambiente é que influencia a conduta humana.

Por exemplo, em nossa cultura, “ética” é realmente um ponto de vista, porque o nosso sistema social incentiva a competitividade e o interesse próprio. Essa perspectiva não só nos “guia” a uma conduta de aberrações… O cria diretamente. A corrupção é a norma da nossa sociedade e a maioria das pessoas não a vê, desde que a sociedade se apóia neste comportamente, é considerado correto e normal, ou um ponto de vista.

Dado esta explicação, há uma falácia que há emergido onde certos grupos são considerados “corrúptos” e os demais são considerados “bons”.  Essa é a velha visão do mundo de “eles e nós” a quela não tem bases empíricas, porque é, outra vez,  questão de ponto de vista. Por exemplo, há um grande movimento de pessoas que constantemente fala sobre “A Nova Ordem Mundial” e da nação que tem uma elite que tem tratado de tomar conta do mundo desde muito tempo e tem manipulado a sociedade de várias maneiras para alcançar suas metas.

Isto é, com certeza, verdade até certo ponto.

Mas, a falha da consciência é que este “grupo” não é um grupo do todo. É uma tendência.

Se você olha a gente de cima que estão metidos no controle controle hegemônico global, será questão de tempo para que outro grupo dê o primeiro passo para alcançar a mesma ambição.  Portanto, não são os grupos de indivíduos que representam um problema. Na realidade são as condições sobre as quais a gente tem sido acostumada e adoutrinada.  Claro, muitos argumentam contra este ponto de vista com a noção escapista de “é a natureza humana” a causa da competitividade e a necessidade de domínio. Isto não se suporta pelos fatos. Na verdade, nós somos como uma “lousa branca” ou “tabula rasa” quando nascemos e é nosso ambiente que forma quem somos e como será nosso comportamento. (Decerto que temos poder escolha também.)

Portanto, para que a verdadeira mudança ocorra, devemos gastar menos tempo com os produtos desta estrutura enferma e mais tempo em mudar as causas primeiras. Tão difícil e temível como pode ser o pensar, é a única maneira em que nosso planeta pode mudar para melhor.

Nós podemos continuar esmagando as formigas que saem de baixo do refrigerador, mas até que removemos a comida que está por trás, elas simplesmente continuarão saindo.

Tradução: Paulo Übermensch

Texto retirado de:

http://thezeitgeistmovement.com/synopsis.htm