0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

comidas-diferentes

O santo e sábio do século XIX, Ramakrishna, enfatizou essa orientação psicológica – em oposição à etnologia – quando falou de unidade última de todas as religões.

“Uma mãe prepara refeições para satisfazer os estômagos de seus filhos”, ele disse. “Suponhamos que ela tenha cinco filhos e que um peixe tenha sido trazido à família. Ela não prepara pilau ou kalia para todos eles. Nem todos  mesma capacidade de digestão. Para alguns, ela prepara um simples cozido, mas ela ama a todos os seus filhos igualmente[…] Vocês sabem qual é a verdade?”, ele perguntou. E respondeu a sua própria pergunta:

Deus criou diferentes religões para servir a diferentes aspirantes, épocas e países. Todas as doutrinas são apenas outros tantos caminhos; mas um caminho não é de maneira alguma o próprio Deus, De fato, pode-se alcançar Deuas quando se segue qualquer um dos caminho com devoção sincera. Sem dúvida, vocês já ouviram a história do camaleão. Um homem entrou no bosque e viu um camaleão numa árvore, Ele contou a seus amigos: ” vi um lagarto vermelho”. Ele estava totalmente convencido de que era apenas vermelho. Outra pessoa, depois de ter visto a árvore disse: ” Eu vi um lagarto verde”. Ela estava totalmente convencida de que era apenas verde. Mas o homem que vivia embaixo da árvore disse: “O que vocês dois disseram é verdade. Mas o fato é que essa criatura é por vezes vermelha e por vezes verde, às vezes amarela e às vezes não tem cor nenhuma“.

fonte: As máscaras de Deus, Joseph Campbell pag 373-374