0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Senta aí que você vai ver que ela é muito mais util do que você pensa.

Resolver problemas de forma rápida e benefício de todos.
Saber lidar com os outros é ter um ambiente mais fluido e resultados melhores na sua vida.

SEL  (social and emotional learning) já está nas escolas do mundo como qualquer matéria, você precisa entender as emoções para ter sucesso.

O sel é usado nas escolas para combater a violência e a resolução pacífica de conflitos , assim melhorando o desempenho de todos na escola.

Com isso podemos melhorar a auto consciência e a confiança, dando as ferramentas para controlar suas emoções e impulsos perturbadores, sem contar que com isso aumentamos sua empatia com relação as pessoas. E tudo isso com base científica, é um fato.

Nas escolas que adotaram o SEL, mais de 50% tiveram progresso e 38% melhoraram suas médias. As ocorrências de mal comportamento caíram 28%, suspensões 44% e outros atos disciplinares 27%. É muita coisa. A presença em sala de aula também aumentou claro.

Boa parte da eficiência do SEL veio da modelagem do circuito neural em desenvolvimento na criança, principalmente no córtex frontal que controla a memória e a atenção, partes essenciais para o melhor desempenho de qualquer atividade.

É bom deixar claro que o QE, quociente emocional, não é mais importante que o QI, mas dependendo do trabalho a ser feito um ou outro pode ter um papel mais relevante.

E devo lembrar que somos seres emocionais que trabalhamos sempre em grupo, portanto qualquer aitutude nossa envolve como sentimos e como faremos os outros sentir, e tudo isso exige uma certa consciência da dinâmica emocional das pessoas, e saber lidar com isso é com certeza caminhar por um caminho mais eficiente e pacífico.

Como por exemplo num escritório onde muitas pessoas dão opiniões, e muitas vezes as mesmas, mas a forma com que dão, e suas reações as impressões das pessoas com sua idéia podem transformar o seu humor e com isso prejudicando o processo da reunião, ou da pauta em questão.

Posso citar aqui um fenômeno que acontece praticamente com quase todas as pessoas, o chamado sequestro emocional.

Saber que o sequestro emocional existe é uma grande arma para não cair nele. Todos temos algumas coisas que são gatilhos em nossas vidas, alguns assuntos que ou situações que nos tiram do sério instantaneamente, e depois muitas vezes nos arrependemos do que fizemos, e na verdade nem conseguimos explicar o porque que viramos monstros do nada, falando de forma rude e grosseira.

Isso é algo muito normal, muitas pessoas tem mais assuntos assim, dependendo da saúde emocional da pessoal e dos gatilhos, portante não fique nervoso de volta com pessoas que perderam o controle sobre si mesmas durante um instante, elas estão sofrendo um Sequestro Emocional, como um computador, quandor travou tudo, reinicie, dê tempo para ela voltar ao normal, pois qualquer coisa que você falar não vai adiantar.

Somos seres emocionais tentando tomar decisões racionais no final das contas, e ter noção da nossa dinâmica é conseguir ser um líder ou pelo menos ter relacionamentos melhores em sua vida, seja profissional ou social.

Fonte para o texto: Livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman, ph.D.