Por Que Energia Nuclear Pode Ser Energia “Verde” no Futuro?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

 

Desde 1986, com o desastre de Chernobyl, a energia nuclear é vista com desconfiança pelo público em geral. Realmente, as usinas nucleares podem ser muito perigosas, mas além do perigo da segurança das instalações ainda há outros fatores que prejudicam a popularidade desse tipo de energia. Confira:

  • A energia nuclear pode ser usada para a construção e proliferação de armas nucleares.
  • A construção de uma usina nuclear é cara e demora de 15 a 20 anos para ser concluída.
  • Elas funcionam à base de urânio, elemento que não é muito fácil de ser encontrado.
  • Os resíduos da fissão nuclear são elementos altamente radioativos.

No entanto esse é só um lado da história. Saiba por que a energia nuclear ainda é considerado um modo de geração de energia vantajoso:

  • Usinas nucleares produzem um milhão de vezes a energia que hidrelétricas e energia eólica são capazes de produzir.
  • Elas são responsáveis por 18% da produção de energia elétrica mundial.
  • Não há liberação de gases do efeito estufa nas reações nucleares.
  • A fissão usa muito pouco urânio. As reservas atuais poderiam durar por até 100 anos.
  • Combustível nuclear é barato e fácil de ser transportado.

Além disso, há quatro avanços tecnológicos em desenvolvimento, que devem amenizar as desvantagens da energia nuclear:

  • Reatores em miniatura, do tamanho de uma banheira, podem fornecer energia para 20 mil casas. A inovação deverá começar a ser usada em 2020. Além disso eles são baratos e, por seu tamanho, fáceis de transportar.
  • Reatores da 4ª. geração (hoje usamos reatores de 2ª. e 3ª.) estão sendo desenvolvidos – eles deverão ser mais seguros, econômicos e sustentáveis. Devem começar a funcionar na década de 2030.
  • O tório pode produzir 200 vezes mais energia do que a mesma quantidade de urânio e 3,5 milhões de vezes a mais do que carvão natural. Ele é mais abundante que urânio, não pode ser “convertido” em arma nuclear e pode livrar o mundo da necessidade de petróleo.
  • Está sendo estudada a possibilidade de construir, em 2040, um reator nuclear que usa a água do mar na França. A energia seria limpa e, teoricamente, ilimitada.

Tório

fonte: hypescience.com

Obs: eu realmente acho uma boa idéia termo energia nuclear, enquanto não houver algo equivalente em prática é a melhor solução. Claro, existe a termousina, que é a que pega energia de vulcão que com certeza é melhor e infinita, mas ainda não está em prática infelizmente.

Obs 2: não sei se a foto que utilizei é uma usina nuclear, não sei se solta tanta fumaça assim, acho que sim.

3 Comments

  1. Nossa, muito interessante ess informação sobre o tório, acho realmente que não se deve repudiar o uso de tecnologia nuclear devido a seus riscos, assim, no mesmo raciocínio, nunca teríamos a pólvora, a energia elétrica, e muitas outras invenções atuais.

    Por enquanto, o desenvolvimento das energias nucleares avançam mais rapidamente, o bom é que as pesquisas por energias mais limpas continuam também… acho que o problema hoje é, primeiramente, substituir qualquer forma de produção energética à base de carvão e petróleo, e daí ir cada vez mais progredindo nessa luta.

  2. Olá!
    Realmente é muito interessante saber isso. Pelo visto, ela (a fissão nuclear) é uma ótima produtora de energia. Eu achava que ela usava o urânio e depois descartava ele, usava-se durante pouco tempo, mas como falou que pode se usar durante mais 1 século as reservas de hoje, isso é realmente incrível e vantajoso!
    Parabéns pelo blog, muito bom mesmo! =D
    Até!

  3. E hoje em dia em!! Malditos “naturalistas”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×