Leis Modernas da Vida Global

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×




São 5 videos de 2 minutos cada que conseguem falar muito.

1 Comment

  1. Oi, achei interessante o vídeo, apesar de me parecerem um tanto repetitivos. Todo tem um mesmo mote: transformam em lei um sistema de gerenciamento dos desejos por meio de atitudes egoístas e altruístas, de modo que, quanto mais as atitudes centram-se na segunda, melhor os resultados para o todo, e assim para si mesmo.

    Ora, no segundo vídeo, não concordo com a forma em que se compreende a dinâmica do desejo. De forma alguma há desejos individuais, que não se passem em relação ao social. O bebê nasce prematuro, ele depende do outro para sobreviver. Essa dependência marca o indivíduo em sua vida toda.

    Assim, a dinâmica egoísmo-altruísmo fica complexa: não há ações totalmente egoístas ou totalmente altruístas em seu sentido para o sujeito. Dessa forma, como ter ciência dos sistemas de “leis” (pretensamente naturais) que regem nossa natureza. Aliás, como esse sistema de leis dialoga com a liberdade humana de escolhas entre as ações egoísta e altruísta?

    Assim, tais questões éticas, colocadas na forma de leis, referem-se a uma questão mais fundamental, que se refere à nossa capacidade de liberdade e à determinação de nossa subjetividade. Somente aí pode-se responder até que nível as leis naturais são imutáveis e as leis humanas mutáveis. Como o filósofo Merleau-Ponty, sigo a idéia de que tudo é natural e tudo é artificial no homem… assim, cabe-nos compreender nosso Zeitgeist, verificar a subjetividade que ele produz, e buscar formas de produzir diferenças.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×