Kung Fu x Musculação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

bruce-lee kung fu filme martial art www.destruidordedogmas.com.br

Todo mundo conhece alguém que faz academia, seja para ter saúde, um corpo em forma, ou simplesmente uma insatisfação constante com o seu corpo.

Já conhecer alguém que faz kung fu, ou outra arte marcial com filosofia, é raro.

A resposta talvez esteja nas coisas mais básicas das duas atividades, eu mesmo já pratiquei as duas e tenho que confessar que academia não me satisfez nenhum pouco.

Mas vamos as diferenças que percebi nas duas práticas. E claro, há exceções para tudo.

1-Por quê Praticam?

Na academia as pessoas praticam por buscarem saúde e acham que lá é o modo mais simples e fácil de se conseguir, outros querem aumentar a auto-estima alcançando o corpo do Homo-photoshopus que nos vendem em revistas e filmes, também há pessoas que simplesmente não se questionam sobre a academia e vão com amigos como que participando de um evento social, e há aqueles que fazem para resolver algum problema de saúde e fazem academia por motivos terapêuticos.

No Kung Fu as pessoas fazem para se encontrar, é preciso dominar o corpo para dominar a mente, não há divisão, muitos fazem pela saúde, mas acabam uma hora ou outra descobrindo que só há evolução quando se coloca de alma inteira na sua prática. O objetivo não é ficar forte e aumentar o peso sempre como na academia, e sim virar mestre do seu corpo, ter a completa consciência dos seus movimentos e a resistência e força necessárias para se ter não um corpo forte, mas um corpo equilibrado, rápido e flexível. Não há repetições de exercício sem pensar, tudo deve ser consciente, não se faz exercício conversando como na academia, mas se passa lições para o colega se necessário, falando nisso, vamos para a segunda diferença.

Belfort-Mike-Roach forte strong mma brazilia brasileiro www.destruidordedogmas.com.br

2  e 3 – Ambiente e Praticantes

Na academia é cultuada a pirâmide, uns estão melhores que outros, e o mais forte é exaltado com vozes baixas nos corredores, se você não conhece as pessoas elas não vão te cumprimentar, muitas pessoas se dão bem nesse ambiente, mas outros muitos não se dão bem.

No Kung fu há uma regra de educação, se cumprimenta todas as pessoas e é incentivado a humildade em pedir ajuda e instrução quando necessário. Há o culto à disciplina, ao esforço e a atenção, não só dentro da academia de Kung fu, mas fora de lá, pois o que se aprende em um lugar se usa em todos os lugares.

No Kung fu as pessoas estão buscando uma lugar agradável onde ele encontre as pessoas que valorizem os atributos que ele valoriza, ser uma pessoa correta é quase um requisito, pois se valoriza muito o seu estado energético, pois tudo é sabido que tudo é conectado.

4 – Força

Visualmente acho que essa é a principal diferença nas duas práticas, enquanto academia serve para terapia, saúde e modelagem do corpo, o kung fu visa utilizar a sua força o melhor possível te dando um estado psicológico equilibrado e uma eficiência que não precisa estar na forma que é vendido pela mídia, o seu corpo do jeito que é se treinado vai ficar eficiente o suficiente para se defender caso precise.

Claro que há exceções dos dois lados, mas quando se pratica as duas a diferença é estrondosa, impossível não perceber.

Uma coisa importantíssima que aprendi é que não temos NEM controle do nosso corpo, repito, o nosso corpo, como querer controlar a mente, algo mais complexo ainda.

O caminho deve ser traçado juntos, e não apenas o físico ou apenas o mental.

3 Comments

  1. Diogo Alexsander Cavilha

    25 de agosto de 2014 at 10:25 PM

    Boa noite.

    Parabéns pelo post! Com um texto simples e curto você conseguiu explicar o que é o Kung Fu e qual é a sua essência.
    “Tentei” por um período me tornar mais saudável frequentando uma academia de musculação, mas depois de certo tempo acabei me desmotivando e então comecei a praticar Kung Fu (Choy Lee Fut). Me identifiquei muito com este post e se tem uma coisa da qual eu não me arrependo foi de ter parado a academia para começar a aprender Kung Fu.

    Mais uma vez, parabéns.

  2. Olá. Eu pretendo praticar kung fu – uma de suas vertentes – mas também quero continuar malhando por isso quero saber se é possível fazer essa junção?

    • é possível sim Coelho, mas tenha atenção nos alongamentos, pois a musuculação sem alongamento te deixa menos elástico.

      E outra, vai ser muito dificil a principio fazer os dois talvez, pois existem algumas escolas que a aula de kung fu é muito puxada.

      Boa sorte e tomara que aprenda bastante.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×