0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

PoWiFi, University of Washington, devices powered from thin air, Wi-Fi-powered electronics, WiFi, wireless power, Nikola Tesla, Nikola Tesla dream, battery-free charging, EmTech Digital, clean tech, bright ideas

E se você pudesse carregar o seu Iphone pelo ar? Dispensaríamos aquela já velha pergunta: “alguém tem carregador de iphone?”

Fazer nossa vida sem fio era um dos maiores sonhos do Nikola tesla – um sonho que na Universidade de Washitngton pesquisadores estão realizando com o PoWiFi. Shyam Gollakota e sua equipe demonstram no EmTech Digital em San Francisco que coletar sinais de rádio de retrodifusão para carregar baterias e sensores de cameras. A tecnologia também pode ser usada para carregar Níquel e Lithium, material comum usado em pilhas, até uma distância de quase 10 metros. E em uma matéria que descrevia o trabalho, chamado  Powering the Next Billion Devices with Wi-Fi (Carregando os próximos bilhôes de aparelhos com Wi-Fi), os pesquisadores deram uma descrição detalhada de como conseguiram com sucesso carregar aparelhos sem alterar a performance do roteador.

tumblr_lte4ojNU4d1r2h5u7o1_1280

 

 

Enquanto utilizamos mais e mais aparelhos com internet, rádio e que possibilitam fazer ligações, ainda não conseguimos manter todos esses aparelhos ligados a todo instante.

“Mais recentemente pesquisadores tem demonstrado a viabilidade de carregar sensores e aparelhos no espaço aberto com sinais RF de TV e celulares, utilizando suas antenas e estações. Isso é incrível porquê isso possibilita entregar informação e carregar aparelhos”

Gollakota e sua equipe construiram no seu PoWifi um modo de enganar o roteador para mandar sinal RF constantemente e receber isso em uma antena. Esse sinal é convertido para energia DC com o retificador. O conversor DC-DC aumenta a voltagem para caber nos requisitor do aparelho.

“Nós temos uma grande infra-estrutura de wi-fi já feita” Vamsi Talla, Phd na universidade disse também que ” se conseguissemos remodelar nossa infra estrutura poderíamos estar hoje vivendo sem fios em nossas casas e escritórios.

O PoWiFi foi instalado em 6 casas e seus usuários disseram que praticamente não havia diferença na velocidade, apenas um disse que a internet ficava um pouco mais baixa, e outro disse que estava melhor que antes.

 

 

Via PopSci