Documentário: Awakening legendado Pt-Br

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4

Esse mini-documentário mostra de forma diferente do Zeitgeist, e muito boa,  como funciona a economia mundial ou o sistema monetário, mostrando as falhas de sua existência no atual momento, pois houve um tempo em que tinha dado certo, mas a sociedade da tecnologia veio e mudou tudo, e nem todos os lados conseguiram acompanhar a mudança.

Vale MUITO a pena.

Pra quem não conhece o Zeitgeist movement e o Venus Project, vou deixar links de videos e textos já feitos aqui nesse blog.

Vênus Project:
Video Explicativo do Projeto Vênus
Documentário: Futuro Pelo Design

Tudo Sobre Jacques Fresco e o Projeto Venus
Quietude = Estagnação?
A Sociedade Perfeita

Zeitgeist Movement:
Sinopse do ZeitGeist Movement
Filme: ZeitGeist
Filme: Zeitgeist Adeddum

Reserva Federal:
Explicando o Sitema da Reserva Federal

2 Comments

  1. Oi, tudo bem, realmente esse é um ótimo filme, gosto muito da linha do Zeitgeist. Entretanto, acho que deveríamos sempre usar esses filmes para discutí-los, levantar outros pontos, avaliar possíveis mudanças.

    Por exemplo, É interessante a forma que ele mostrou o fracasso do sistema monetário atual, mas tem ainda uma coisa, o sistema atual aprendeu, e isso é novo na história, a se alimentar das crises que o levariam à destruição. Criar dívida não é só uma solução paliativa, mas é uma forma de sustentação que o sistema adquiriu para continuar se mantendo… a partir dessa questão econômica, poderíamos explorar muitos outros pontos, avançar para o controle social, para a questão da desigualdade e para o mecanismo de reprodução dessa desigualdade, temas muito discutidos pelas correntes marxistas de pensamento.

    Queria deixar aqui então uma pergunta, como poderíamos encontrar uma solução, uma saída, nun sistema que absorve todas as correntes alternativas à ele e se alimenta deles para produzir ais de si?

    Por exemplo, os hippies da década de 60, reabsorvidos pela moda, codificados pelo sistema???

    Adoraria continuar esse assunto!!

    • Muito bom Vitor, vamos lá…
      Primeiro devo dizer que com certeza economia não é meu forte, mas leio algo por aí e sempre há o pensamento lógico para nos ajudar quando não entendemos ou sabemos alguma coisa, aliás, peço desculpas pela falta de esforço ao falar sobre o filme.

      Acho engraçado você falar que que ele se alimenta de crises e está aprendendo com isso, pois devo concordar com isso, mas também ressalto que isso é ruim, pois quem está aprendendo com isso não é o povo e com certeza quem está se alimentando das crises também não é o povo, pois pelo meu conhecimento nessa área as crises foram feitas apenas para haver uma filtragem das empresas e as ricas ficarem mais ricas, e fazer quebrar as pequenas empresas ou bancos, e isso acaba por nos jogar num vortex com uma grande atração para o chão.

      A resposta para essa pergunta é muito difícil mais por enquanto darei uma com o exemplo de uma história que estou lendo.

      Num mundo onde os robôs fazem parte da rotina um cientista quis criar a inteligência artificial perfeita, e para isso ele decidiu colocar todas as 6 bilhões de possibilidades de personalidade em uma I.A., sabe o que aconteceu? O robô não pôde acordar, pois tinha muita coisa nele e ele não conseguia decidir quem ele ia ser, e nisso ele, o cientista, pensou por um tempo sobre qual seria a Solução, e ele descobriu o que poderia acordá-lo: O Caos, ou seja, qualquer sentimento extremo que disturbe esse ciclo, e nasce aí o robô mais perigoso do mundo, Pluto (nome romano para Hades, Deus do mortos e do submundo).

      talvez essa resposta temporária consiga explicar algo sobre esse sistema comedor de tudo, mas pensarei em algo mais sólido, e quem sabe postarei.

      Agradeço mais uma vez a reflexão porpocionada pelos seus comentários.
      abraços vitor.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×