Deus não é o criador, afirma estudiosa da Bíblia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

velho-testamento-grande

Uma respeitada estudiosa do Velho Testamento acredita que a visão de Deus como criador de todas as coisas é falsa, e que a Bíblia foi traduzida erroneamente durante milhares de anos. Ellen van Wolde, da Universidade de Radboud, na Holanda, afirma que a primeira frase da Bíblia, “No começo, Deus criou o Céu e a Terra”, não é uma tradução fiel do texto original, em hebreu.

Wolde afirma ter realizado uma análise textual que sugere que os escritores da Bíblia não tinham a intenção de afirmar que Deus criou o mundo – e que, de fato, a Terra já existia quando ele criou os humanos e os animais. A pesquisadora analisou os escritos originais do hebreu e colocou-os no contexto da Bíblia como um todo, e no contexto de outras histórias de criação da antiga Mesopotâmia.

Segundo a pesquisadora, a palavra “bara”, que aparece na frase, não significa “criar”, e sim “separar”, no sentido espacial. Deste modo, o significado original da frase seria “No início, Deus separou o Céu e a Terra”.

Wolde diz que sua análise mostra que o início da Bíblia não é o início dos tempos, e sim o início de uma narração. “A ideia da criação a partir do nada é um grande mal-entendido”, diz a pesquisadora.

http://hypescience.com/22537-deus-nao-e-o-criador-afirma-estudiosa-da-biblia/

16 Comments

  1. Bom. Tendo em conta que os primeiros textos bíblicos foram escritos há praticamente 6000 anos, muito antes da Torah (Antigo testamento), para isso é preciso conhecer profundamente a língua hebraica, qual o propósito dessa língua e para que serviriam afinal esses livros escritos com contos tão estranhos. Para isso é preciso saber quem os escreveu e o pensamento por trás do texto. Porque todas as sabedorias do mundo do mundo não podem ser compreendidas com uma mera leitura, sabendo que existem coisas que estão longe dos estudiosos que passam uma vida a investigar e a determinar textos e contextos muitas vezes erróneos. Existem coisas no mundo que se encontram muito longe dos académicos, coisas que a razão e ego humano não podem compreender, muito menos os “ratos de livro”. Mas este é um mal dos nossos tempos em que qualquer idiota que tenha a quantia certa na conta bancária, pode escrever um livro. Ainda assim, aqui fica um convite à descoberta de tais textos da antiga Mesopotâmia (Irão de hoje).

    Felicidades!

    BB Kabbalah em Portugal

    • Obrigado pelo comentário, e realmente concordo com o que você diz, até porque decifrar mensagens da bíblia é uma das coisas que a kaballah faz, pois como disse uma leitura simples não é o bastante para entender tal sabedoria e sim uma compreensão da época e da intenção do livro que lê.

      Vou dar uma olhada em seu blog.

    • A Mesopotâmia ficava no Iraque, entre os rios Tigre e Eufrates (Daí o nome grego “MesoPotamós”, que significa “Entre os Rios”), não no Irã.

  2. Duas entrevistas para puxar o fio dessa meada:

    Severino Celestino da Silva
    http://www.campinaespirita.net/entrevista.php?id=5

    Bart Ehrman
    http://ceticismo.net/2009/05/11/entrevista-com-bart-ehrman-a-biblia-nao-tem-inspiracao-divina/

    em Quociente tem uma entrevista light, cartão de visita do Severino. Visões da Bíblia.

    Abraço.

  3. Um homem não pode ser livre contrariando a sua consciência !

    Luther [2003] Dublado.torrent

    621. Onde está escrita a lei de Deus?
    “Na consciência.”

  4. DEUS NÃO É MOTIVO DE EXPLICAÇÃO … DEUS SEMPRE SERÁ DEUS , E EU,ELE E VC ,NÓS TDS AO PÓ VOLTAREMOS … ALGUÊM CONTRADIZ? ORE A DEUS ,PARA ESTES Q ESCREVEM SOBRE TEORIAS SOBRE O CRIADOR ,PARA Q DEUS TENHA MISERICORDIA DE SUAS ALMAS ,E OS VENHA A LHES PERMITIR ,A SENTIR O SEU AMOR ( DE DEUS ) EM SUAS VIDAS …
    O HOMEM SURGIU DE UM MACACO . OU EVOLUIU AO PASSAR DOS SECULOS ? É O Q DIZEM (ESCREVEM) ALGUNS …. ENGRAÇADO ,PAROU DE EVOLUIR ,ATÉ ASSUMIR ESTA FORMA ? Q CONFORTANTE !!!ARREPENDAM-SE .

    • Espero que tenha lido a bíblia na sua lingua original para ter tamanha certeza inabalável.
      Mas compreendo sua posição, e desejo-lhe sorte no caminhou que escolheu traçar.

      • enquanto vc perde tempo paa tentar refutar aquilo que é inrefutável,insofismável e inabalável,A saber,a Biblia,vc deveria se arrepender de seus pecados e se render de corpo e alma ao SEnhor Jesus.Querido Mako,Deus não está nem aí para aquilo que vc diz a respeito dele.Sua Deidade,sua soberania e seu poderio abrangedor continuarão intáctos.Compete a vc aceitá-lo ou não.Deixe de ser presunçoso e Venha gozar daquilo que é bom e que pode nos levar a uma vida gloriosa e abençoada na presença do Deus trino.Querido,Jesus Cristo está à porta!! Ele te ama e quer te salvar.”levanta ó tu que dormes e Cristo te esclarecerá”. que Deus te abençoe de uma maneira toda especial…

    • Parou de evoluir? O homem viva cerca de 30 anos na Roma antiga, hoje muitos passam dos 100 anos. A altura média de um homem na Idade Média era de 1,55m, hoje muitos passam dos 2,00m. Uma gripe matava um homem em 1915, hoje ela não causa nada mais grave do que um resfriado. Lepra era sinal de condenação nos tempos de Cristo, hoje a Hanseníase é tratável com remédio.

      Me diga, meu caro, se isso não é evolução.

  5. Está errado o que diz a Mrs Ellen van Wolde, antes eu pensava como ela, sobre a criação do mundo, sobre a Bíblia Sagrada e tudo o resto, e o que a Ciência nos diz em pesquisas, más somente existe um Criador para tudo o que existe, apenas somos ignorantes demais para aprender sobre tudo isso, e não enxergar a verdade. O fato, é que após traduzir as palavras Sagradas dos códigos Bíblicos, e descobrir mais sobre eles, eu tive a experiência onde Jesus Cristo falou comigo, e foi a coisa mais maravilhosa que já aconteceu em minha vida, porque ele Falou Comigo, e me mostrou as coisas que se passaram e que estavam por vir, e foram as palavras que se encontram na nossa Bíblia Sagrada. Não há qualquer dúvida, que Deus é o Criador de tudo o que existe, e de fato fato de que Jesus “ossos não tinham sido discriminados como sendo mais uma prova de que ele realmente foi ele é quem ele disse que ele era o Messias — previsto por profetas do Velho Testamento, O Filho do Deus Pai, o criador do Céu e da Terra e de tudo o que nela há. – Jesus Cristo / Jesus Christ / ישוע – Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME; PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11. Penso que esta tradutora deveria ter mais fé, e não dizer que tradução não confere. Não sabe o que diz!

    • Na biblia há codigos que precisa de uma traducao exata para não caminharmos na direcao errada sem saber.
      NO texto é dito que deus não criou o mundo, então sobra-nos as perguntas: se deus não criou quem criou? deus faz parte do universo ou é algo além? e será que temos uma real compreensão do que é deus?

      acho que todos estão bastante certo, mas o ultimo influencia e muito as outas questões.

      basta-nos caminha e adquirir mais sabedoria para tirar a limpo.
      mande-me um email para conversarmos.

      abraços

      • deus não é o Criador, nem com letra maiúscula, PORQUE O ETERNO PAI CRIADOR, NÃO É UM deus nem com letras máiúsculas.

        Não existe divindade, deidades, deuses, deus pai, deus filho, deus espírito santo ou deus menino, tudo isso são invencionices malignas inseridas nas mentes dos homens, por satanás, a fim de desviar para si, as adorações devidas ao Eterno e Todo Poderoso Pai Criador. Esses títulos e nomes acima, provêm de fábulas da mitologia, que são nomes de demônios, que o povo que não conheciam o Pai Eterno Criador adorava.
        O Eterno Pai Criador existiu desde toda eternidade, antes de todas essas imaginações diabólicas, Ele, O Eterno, nunca foi chamado de deus, mesmo com letras maiúsculas, na Toráh, a original Palavra de Yaohuh UL, Ele foi chamado pelo título de ULHIM (ULRRIM) QUE QUER DIZER ÚNICO E TODO PODEROSO CRIADOR, somente a partir do cp. 2 de Gênesis, Ele foi chamado pelo Seu Eterno e Único Nome; YAOHUH UL.
        Essas invencionices foram inseridas nas Escrituras a partir da septuaginta, pelos setenta padres católicos sob a ordem do imperador Constantino, pois ele era adorador de divindades da mitologia.
        Não Creio existir três seres criadores,, Pois só ha Um Eterno e Todo Poderoso Pai Criador, YAOHUH UL, YAOHUSHUA O FILHO DO ETERNO, Não é um deus, Ele antes do Principio Era ULHIM, estava com Ulhim na forma de Verbo, e era o Próprio Ulhim, pois era a Palavra, por isso tudo o que foi criado por Ele se Criou, Quando O Eterno dizia; Haja, havia e tudo ia sendo criado pela sua Palavra, Estava com ULHIM,pois era a Palavra de Ulhim, Porém quando Yaohuh Ul enviou pelo Seu Espírito Santo, a semente em Maria, gerou da Carne o Filho de Yaohuh, que pré existia como verbo de Ul, entretanto, Ele se despojou de Toda a Gloria que tinha com O Pai, afim de como homem, nosso igual e irmão, tomar sobre Si os nossos pecados, fazendo-se maldição por nós e morrer, como de fato morreu,( um Eterno ou um deus não pode morrer segundo a mitologia, que deus é esse que morre?), porém Yaohuh o ressuscitou cumprindo-se sua própria profecia que dizia, em três dias derrubarei esse Templo e ao Terceiro dia o levantarei, Ele falava de Seu próprio corpo. Templo de habitação do Eterno Pai de Amor, abrindo assim o caminho da Ressurreição, sendo Ele as Primícias da Ressurreição. como homem ressuscitou. e assim com Ele é Seremos nós também (os fieis que forem salvos e tiver parte na primeira ressurreição)
        PÁZ; Não contendais pelo Caminho para não vos achardes combatendo contra o Eterno Pai Criador,O Qual É Supremo, Incomparável, Imensuravel, Onipotente, Onipresente e Onisciente. Examinai tudo e retende o bem!, sempre em Oração.

  6. Paz, Não contendais pelo caminho para não vos achardes combatendo contra O Eterno Pai Criador.
    Quando eu digo que deus não é O Criador, é porque O Criador não é um deus, deus é produto diabólico das mitologias, não existem! essa palavra infame deus oriunda de zeus, foi inserida por ordem de constantino que era adorador de divindades, na tradução da Toráh, a verdadeira Palavra do Eterno entregue pelo Criador aos Hebreus, para a infame septuaginta, que é mentirosa, corrompida, e com objetivo de desviar os verdadeiros Adores do Criador para os deuses da mitologia. na Torah, em Genesis 1 a Palavra diz, Havendo ULHIM, corrompida por elohin, Criador, ULHIM,(lê-se; UL-RRIM), na Torah, O Eterno Criador nunca foi cahmado de deus, até hoje os Judeus, palavra tambem corrompida, não pronuncia a palavra Deus, mas sim, Criador, Pai Eterno Criador, etc. nunca deus, e nem o Seu Santo nome , que aparece a partir do Cp.2 o tetragrama, YHVH, Yod, Hê, Vav e Hê, mais os testos Massoréticos que lhe confere O NOME SANTO DE YÁHUH OU YÁOHUH UL, UL é a abreviatura de Criador que vc via encontrar em toda a Toráh, portanto e suplico, examinái as Escrituras mesmo corrompida, as verdades estão ocultas em mistérios ocultos, nela mesmo, que serão revelados aos que amarem a verdade para obedecê-la, sejamos espirituais e busquemos a Sabedoria do Eterno com humildade e Oração. não contendais pelo caminho, mas, examinai tudo e retende o bem.
    Paz em Nome do Messias Salvado cujo nome do Pai Está NEle, EX;YAOHUH>> YAOHU-SHUA.

  7. Esta senhora é uma da pessoa que podemos caracterizar como tagarelas fala de algo que não tem o mínimo de entendimento (1 Timóteo 5:13)a qual nada sabe,só ver o que esta em sua frente o muito estudar deixou cega de espírito:Provérbios 30:12 “Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia”.As coisa de Deus só podemos entender pelo espírito: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.(1Co 2:14). Não quero mostra a quem quer que seja que Deus precisar de advogado, Ele é a própria justiça , mas não poderia fica calado a tamanha bestialidade desta senhora em chega a tal dedução.A ciência é inimiga das coisas espirituais. Ciência é algo do intelecto humano as coisas espirituais é concedida na conformidade da revelação dado nos segundo o Espírito do próprio Deus, Esta senhora não saber nem porque esta respirando.
    Se um dia ela quiser saber das coisas concernentes ao Criador do Universo, primeiro leia o que diz 1 Co. 2: 6 a 16 . O qual eu pessoalmente ache difícil, (Jr.27:5) “Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra”. Termino esta dizendo para ela que Deus não mudará em nada ao seu raciocínio medíocre, Ele será o grande “EU SOU” por toda eternidade Ele é o Oleiro nós não passamos de insignificantes barro e cacos entre muitos cacos.
    “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Ap.3:17).

    • Izaque, desculpe-me, mas você não poderia estar mais errado nesse seu comentário.
      Antigamente não havia distinção entre ciência e religião, andavam juntas, e isso deveria estar acontecendo hoje, mas a mania dos humanos de separar e classificar fez com que nos separemos do todo, e nos classifiquemos para algumas verdades apenas, o que nos impossibilita de crescer ainda mais.
      Realmente não posso provar que essa estudiosa está certa, pois não sei hebraico ou grego, mas se estiver seria humilde e até certo de sua parte tomar parte dessa dúvida criada e ver com seus próprios olhos se isso é verdade.
      Eu não posto notícias aqui para serem apenas contestadas sem a menor reflexão em cima do assunto e sim para causar uma pausa no seu (do leitor) pensamento e ver se o que estava acreditando até agora é pura verdade ou há alguma parte mal entendida.

      Mas isso com certeza vem do tipo de aittude do leitor.
      Espero que não leve para o pessoal, mas caro isaque misturar espero que entenda o que venho a dizer, caso contrário tente ler este outro post.

      http://destruidordedogmas.wordpress.com/2010/07/18/religiao-o-outro-lado-do-meu-ego/

      Que cada um busque sua verdade, mas que não ignore a dos outros.
      abraços.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×