A Origem da Ilha de Páscoa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Em 1722 o holandês Jacob Roggeveen saiu do Chile para atravessar o pacífico em 3 navios europeus e no décimo sétimo dia chegou a ilha que era denominada como Rapa Nui (“Ilha Grande”), Te Pito O Te Henúa (“Centro Do Mundo”) e Mata Ki Te Rangi (“Olhos Fixos No Céu”).

Jacob não sabia, mas encontraria lá 200 habitantes bem diferentes dos encontrados na América Latina, não eram seres com pele vermelha e sem pelos no corpo, eram homens brancos e barbudos, na ilha não existiam animais e havia pouca vegetação. Além disso uma outra coisa chamou chamou muito a atenção de Jacob, eram as estátuas gigantes, os Moais, que levaram ele a crer que a ilha era habitada por gigantes, e isso em 1722, de tão inacreditável que eram essas estátuas. Há 593 moais na ilha, de 1 a 80 toneladas, muitas delas estão em bases de pedras que chegam a medir 200 metros, e há uma estátua que não foi terminada, a pedra que serviu para sua base está na montanha ainda, e outra que parece o buda curiosamente. Ver imagens nesse Post.

Os nativos da ilha tem uma história sobre Hotu Matu’a, o lendário primeiro colonizador e ariki mau (“chefe supremo” ou “rei”), que em um sonhos seu espírito viajou para Mata Ki te Rangi. Hotu Matu’a da sua  terra chamada Hiva (ou Hawaiki), um lugar desconhecido, mas estudiosos acham que seriam as ilhas Marquesas pelo estudo de sua língua. Em muitas de suas histórias mitológicas o maoris referem sua terra natal, antes de terem chegado na Nova Zelândia como um mundo subterrâneo.

A lenda de Hotu Matu’a curiosamente só vou implantada na cultura nativa em 1860 junto com a adoção da língua mangareva (não descobri se é essa a tradução certa). A semelhança com o nome do antigo Deus fundador de Mangareva Atu Motua (Lorde Pai) fez alguns historiados acharem que ele realmente foi um personagem adotado na história da ilha, o seu “verdadeiro” fundado teria sido Tu’u ko lho, que acabou virando apenas um sidekick (assistente) na história.

De acordo com os estudos genéticos do povo nativo da Ilha de Páscoa realmente parece que o povo veio do pacífico, até porque óbviamente não veio da américa latina, nós já conhecemos alguns povos daqui e conseguimos ver isso.

Muro do Arquiteto na Ilha de Páscoa

Uma das coisas mais impressionantes sobre a ilha (apontado pelo documentário Revelações da Pirâmide) que me chamou a atenção é o sinal/pista de a ilha ter o mesmo “arquiteto” que vários lugares do mundo. Essa muralha da ilha usa o mesmo padrão de construção que Tiahuanaco, Egito, Cuzco, Nasca, Machu Pichu e muitos outros lugares.

Lugares esses que datam de mais de 10 mil anos A.C., alguns livros podem indicar uma data menor, provavelmente esses autores quiseram encaixar esse fato ao paradigma histórico humano, que todos concordamos está incorreto, até porque ele não se atualizou.

Muro do Arquiteto no Peru

Esse tipo de estrutura megalítica de acordo com o livro e documentário Revelações da Pirâmide é igual em vários lugares do mundo, todos geralmente tem pedras extremamente pesadas e modeladas de forma incompreensível para nós hoje em dia, as pedras são extremamente duras, algumas chegando a ser tão duras que só cristal poderiam modelá-la, ou cortá-la. Alguns podem falar que pessoas já inventaram coisas ao mesmo tempo no mundo, como por exemplo o avião, mas algo acho improvável, porém não impossível.

Vemos hoje em dia os tipos diferentes de arquiteturas no mundo inteiro, a japonesa, americana, brasileira, turca, inglesa todas se mostra bem diferentes, mas porque nessa época muitas delas, se não todas tinham muitas semelhança? Teóricos do Alienígena Ancestral falam que um ser teria ensinado os seres humanos dessa época a construir assim, a tecnologia de modelar pedras imodeláveis hoje em dia, e a transportar (provavelmente por levitação como dizem as lendas e evidências) esses monolítos gigantes.

Infelizmente não temos todas as respostas, mas estamos acumulando pistas e tudo leva a crer que eles talvez estejam certos, ou realmente não compreendemos em nada nossos antepassados.

O que também é bem provável.

2 Comments

  1. qual é a origem do nome da ilha da pascoa

  2. qual é a origem do nome da ilha da pascoa ?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Facebook
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×