A desonestidade hibernada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Todos somos desonestos, ou quase todos, a questão é saber quando.

E os vilões das histórias sabem disso muito bem.

O que é preciso pra quebrar a conduta moral de alguém, com ela sabendo ou não?

Nesses 2 anos em que estive empreendendo aprendi isso de diversas maneiras.

O que eu acho mais incrível é que quando conto o que o ser humano é capaz quando se trata de ganho próprio poucas pessoas acreditam, e pior, quando aponto a desonestidade dos outros nem elas mesmas acreditam, acham que estão no direito de mudar acordos como desejam, assim como um juiz dá carteirada quando é parado pela CET, acha que tudo bem quebrar uma regra/lei.

A desonestidade nasce de um desconforto ou de uma má índole mesmo, muitas vezes as pessoas acham que o fato delas roubarem coisas de mercado ou mesmo ganhar um dinheiro a mais de um caixa dois é ok, já que não feriu ninguém, mas a questão não é essa, a desonestidade que fere pessoas é bem menor do que a que vivemos e presenciamos todos os dias.

As pessoas pensam que tudo bem roubar a idéia de alguém, ou aumentar sua porcentagem em algo, ou pedir pra dar mais desconto num trabalho que você vai ralar muito, ou mesmo desconversar um pagamento, se você for inocente demais.

Já ouvi milhares de relatos com a questão do “eterno estagiário”, parece que todo trabalho que pedem pra você fazer é um pavor que o contratante faz pra você. E que no próximo ele te paga se gostar desse.

Esse tipo de desonestidade é constante, jovens que fazem Yoga todos os dias tem ela implantada em suas mentes, imagina o resto do mundo.

Se tem dinheiro no meio as pessoas ou viram monstros ou viram crianças.

Mas claro, há uma terceira opção, mas você tem que ter domínio do comportamento do monstro e da criança, para ser justo, pois o monstro vai te pressionar e vai ser desonesto com você.

E devo dizer que claro, tudo isso não é culpa das pessoas, a maioria das pessoas nem sabem que agem de acordo com as emoções, e a falta de consciência disso te deixa refém delas, e o medo nessa hora pode ser uma emoção decisiva. Se você encosta alguém na parede, mesmo sem querer, essa pessoas pode querer te arranhar.

E isso pode ter nascido na pressa de se dar bem rápido, de ganhar na loteria, de acabar com o sofrimento e ficar no sossego, e assim a coisa pode ficar feia.

E esse pensamento pode virar uma filosofia de vida, que pode virar uma rotina, e quando você menos espera está tomando todas as decisões baseadas em ganho próprio.

Freud já declarou um século atrás, somos seres emocionais e não racionais.

E um jogo ganhador de mais de 90 prêmios mostra isso de modo perfeito, The Walking Dead da Telltale game series, uma produtora que só faz jogos baseados nas escolhas que você faz, ou seja, ela faz você ficar na pior situação do mundo e fazer você escolher, entre cortar o braço de alguém que foi mordida, mas ela pode morrer mesmo assim ou fugir pela sua vida.

As vezes realmente não podemos escolher a situação em que caímos, mas sempre podemos escolher como reagimos a ela. E esse é o segredo.

Infelizmente não se pode exigir consciência das pessoas para que elas entendam sua situação, ou a dos outros, isso exige experiência de vida e maturidade, a questão aí é não sair perdendo, e não pensar em sair ganhando. Fazendo tudo certo, por mais clichê que seja, vai resultar em uma consciência maior sua, e mais limpa, te dando a maturidade pra enfrentar essa pessoas que ainda não evoluiram.

Por isso analise suas conversas, suas negociações, seja elas com dinheiro ou não, veja se você está sendo justo, e não está sendo preguiçoso, você com certeza vai se surpreender em ver quantas vezes você tenta se dar bem.

1 Comment

  1. eu gostei muito pq fala sobre as pessoas desonestas e aquela que batalha pr conseguir o que quer e isso é a verdade porque tem pessoas que nem liga para o que esta fazendo e quando vai dessidir o que quer fazer o tempo já venceu portanto as coisas tem valores acredite e batalhe para conseguir. olhe já é tarde ? baba beibe . para todas as recalcadas quem ñ sabe falar fique quieto no seu lugar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×